Pensando no futuro

SALADcities1

São poucas as iniciativas que vejo atualmente no Brasil realmente sérias em pensar sobre o futuro longínquo da nossa sociedade e da nossa espécie. No Brasil, aparentemente, as disputas políticas de poder e o inacabável “pão-e-circo” brasileiro – com seu futebol, forrós, shows, etc – permeiam o pensamento ativo de quase toda a população. Até mesmo no meio acadêmico não se encontra tanta preocupação com o nosso futuro enquanto humanidade.

Nos Estados Unidos da América, por outro lado, encontro atualmente uma grande preocupação com o nosso futuro enquanto espécie e sociedade. Eles estão pensando anos na frente, e construindo o futuro, enquanto estamos com os olhos vendados para questões importantes, por exemplo, sobre o risco das tecnologias emergentes e sobre o transhumanismo.

O IEET é um instituto norte-americano exemplo onde hoje pessoas trabalham e pensam sobre as consequências do que pode acontecer no futuro, o que é válido. Mesmo sendo eu mesmo um transhumanista, sei – e não só eu – que devemos nos preocupar com o futuro que almejamos criar. Outras entidades como a Life Boat Foundation também faz um ótimo trabalho nesse sentido.

Iniciativas brasileiras como essas ainda não são vistas de forma séria no Brasil. O IEFFH é talvez a única boa iniciativa brasileira que eu cheguei a ter conhecimento até agora, apesar de eu ter certeza de que poucos dela têm conhecimento, e isso muito me entristece.

Espero que mais iniciativas como essa surjam no Brasil. Mais grupos se reúnam para debater estas questões. São questões que decidirão nosso futuro. Nossa sociedade em alguns anos muito provavelmente não será mais a mesma. Nossa civilização dará um salto evolutivo necessário em sua conjuntura, e é bom que nós, brasileiros, ajudemos a construir essa nova vida e essa nova sociedade.

Sobre Anderson Chaves

http://apachaves.github.io/
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário